Igor Gadelha

Governadora de PE revela por que deixou PSDB e fala sobre Lula e 2026

Em entrevista à coluna, governadora de PE, Raquel Lyra, expôs motivo que a levou trocar PSDB pelo PSD e falou sobre apoio de Lula em 2026

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Metrópoles
Raquel Lyra durante entrevista ao Metrópoles
1 de 1 Raquel Lyra durante entrevista ao Metrópoles - Foto: Metrópoles

Um dos três governadores eleitos pelo PSDB em 2022, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deixou o partido em março deste ano e se filiou ao PSD de Gilberto Kassab de olho na sua reeleição em 2026.

Com um adversário competitivo na disputa — o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB) —, a governadora explicou, em entrevista à coluna, que migrou para o PSD em busca de “estabilidade” e “segurança”.

Governadora de PE revela por que deixou PSDB e fala sobre Lula e 2026 - destaque galeria
4 imagens
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco
O presidente Lula e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se encontram em agendas
Raquel é rival de João Campos, prefeito de Recife
Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra deve disputar a reeleição
1 de 4

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra deve disputar a reeleição

Metrópoles
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco
2 de 4

Raquel Lyra, governadora de Pernambuco

Marina Torres/DP
O presidente Lula e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se encontram em agendas
3 de 4

O presidente Lula e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se encontram em agendas

Reprodução/YouTube
Raquel é rival de João Campos, prefeito de Recife
4 de 4

Raquel é rival de João Campos, prefeito de Recife

Metrópoles

“Eu precisava estar em um partido que me desse mais estabilidade, segurança. Tenho certeza que estou no caminho certo. Depois de mim, Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul) também chegou”, declarou a governadora na entrevista, concedida na terça-feira (10/6).

Raquel Lyra também disse ter cumprido todos os ciclos no PSDB e contou que discussões internas também contribuíram para sua saída da sigla, após quase 10 anos de filiação.

“Eu cumpri um ciclo dentro do PSDB. Tive a oportunidade de ser eleita e reeleita prefeita de Caruaru (PE), minha cidade. Disputei (o governo de) Pernambuco. Havia muitas discussões internas dentro do próprio PSDB, que acabaram culminando na minha decisão de sair do partido. Sou grata pela oportunidade de ter estado no partido, de disputar as eleições, mas agora é hora de começar um novo ciclo. Estou muito feliz no PSD. Fui muito bem recebida pelo partido, pelo próprio presidente Kassab e pelas lideranças políticas. Estamos fortalecendo o partido em Pernambuco, em um movimento que, inclusive, me elegeu governadora do estado”, disse.

A mudança para um partido mais identificado com o centro dá a governadora chances de se aproximar mais do presidente Lula e até de pleitear o apoio do petista para sua reeleição em 2026.

Veja a entrevista completa da governadora de Pernambuco:

Lula e 2026

Embora ressalte em diversos momentos manter uma boa relação com o governo Lula, Raquel Lyra disse na entrevista que não recebeu qualquer garantia de apoio do petista para o próximo ano.

“Não (recebi garantia de apoio). Vamos cuidar de 2026 em 2026. Acho que ele (Lula) também está feliz. Vamos focar em entregar resultados relevantes para lá. Isso ele tem mencionado em cada oportunidade de estar juntos fazendo entregas. Agora, não ficamos de braços cruzados esperando culpados pelos desafios que enfrentamos em Pernambuco”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?