Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Governador do PL contraria Bolsonaro sobre disputa ao Senado em 2026

Filiado ao PL, governador Jorginho Mello tem contrariado falas de Jair Bolsonaro sobre a disputa ao Senado por Santa Catarina em 2026

05/03/2025 14:30, atualizado 05/03/2025 16:15
Igo Estrela/Metrópoles
Governador do PL contraria Bolsonaro sobre disputa ao Senado em 2026

A eleição de 2026 para o Senado em Santa Catarina, estado de maioria bolsonarista, já vem gerando divergências entre Jair Bolsonaro (PL) e o governador Jorginho Mello (PL), aliado do ex-presidente.

Enquanto Bolsonaro já declarou que gostaria de uma chapa “puro-sangue” do PL ao Senado no estado, Jorginho afirmou recentemente que quer compor uma chapa mista com outros partidos.

Governador do PL contraria Bolsonaro sobre disputa ao Senado em 2026 - destaque galeria
3 imagens
Jorginho Mello
O ex-presidente Jair Bolsonaro
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro participa de evento com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello
1 de 3

Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro participa de evento com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello

Material cedido ao Metrópoles
Jorginho Mello
2 de 3

Jorginho Mello

Vinícius Schmidt/Metrópoles
O ex-presidente Jair Bolsonaro
3 de 3

O ex-presidente Jair Bolsonaro

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Em entrevista ao portal Léo Dias na terça-feira (25/2), Bolsonaro citou as deputadas federais Caroline de Toni e Júlia Zanatta, ambas do PL, com “bons nomes” para concorrer às duas vagas ao Senado por Santa Catarina.

Um dia depois, o governador contrariou Bolsonaro e afirmou, durante um encontro regional do PL em Içara (a cerca de 193 km de Florianópolis), que o PL não indicará dois candidatos ao Senado em 2026.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha
“Aqui tem governador e vai ter composição. Nós não iremos indicar as duas vagas para o Senado”, disse Jorginho Mello na quarta-feira (26/2).

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A cidade de Içara é uma das localidades de Santa Catarina que apoia Júlia Zanatta. A deputada, entretanto, não compareceu ao evento, alegando compromissos em São Ludgero, a 55 km de Içara.

O Senado é uma das prioridades para Bolsonaro nas eleições de 2026. O motivo é que a Casa Legislativa é responsável por abrir pedidos de impeachment contra ministros do STF.

O que diz o governador

Em nota, o governador afirmou que as decisões sobre as chapas em 2026 “serão tomadas em acordo e em conjunto” com Bolsonaro e com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

“O PL de Santa Catarina está e estará alinhado com os valores do partido e valores políticos que regem a sua atuação política. Os nomes para a disputa ao Senado devem ocorrer apenas no ano de 2026”, disse Jorginho na nota.