metropoles.com

Gleisi reage à emenda de Dani Cunha sobre fundo eleitoral: “Absurdo”

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann reagiu à possibilidade de dirigentes partidários perderem poder na divisão do fundo eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Gleisi Hoffmann sob fundo preto - Metrópoles
1 de 1 Gleisi Hoffmann sob fundo preto - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), reagiu, nesta quarta-(22/11), a uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que tira poder de dirigentes partidários na divisão dos recursos do fundo eleitoral.

A emenda foi apresentada pela deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ) e dá a deputados federais o poder de indicar 48% dos recursos do fundo eleitoral, enquanto senadores ficariam com 15%. Presidentes de partidos teriam poder apenas 37% do dinheiro.

Em seu “X” (antigo Twitter), Gleisi chamou a ideia de “absurda”. Sem citar nomes, a presidente nacional do PT também afirmou que a eventual aprovação da emenda na LDO significaria o “enfraquecimento da democracia”.

“Significa o enfraquecimento dos partidos políticos e da própria democracia, da qual os partidos são a base em nosso sistema. Além disso, é um favorecimento ilegítimo aos parlamentares em detrimento de outras candidaturas”, afirmou.

Como mostrou a coluna, o relator da LDO, deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), elogiou publicamente a emenda de Dani Cunha, na terça-feira (21/11), e sinalizou que gostaria de debater a possibilidade de incluí-la em seu relatório.

O deputado cearense chegou a dizer que o debate seria necessário, uma vez que parlamentares sem proximidade com os presidentes de seus respectivos partidos teriam dificuldade em ter acesso aos recursos do fundão.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?