metropoles.com

Exaltado, Elmar diz em reunião na Câmara que faz “oposição” ao PT

Em reunião acalourada da bancada da Bahia sobre emendas, Elmar Nascimento disse fazer “oposição” ao PT, sigla à qual vinha fazendo gestos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Ramos / Câmara dos Deputados
Imagem mostra o líder do União Brasil, Elmar Nascimento
1 de 1 Imagem mostra o líder do União Brasil, Elmar Nascimento - Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Após fazer inúmeros gestos e mesmo assim ser preterido pelos petistas na disputa para o comando da Câmara, o líder do União Brasil na Casa, Elmar Nascimento (BA), disse nos últimos dias que faz “oposição” ao PT.

A declaração foi dada por Elmar de forma exaltada durante uma reunião da bancada da Bahia na Câmara, em 5 de dezembro, na qual os deputados baianos discutiram a distribuição de emendas parlamentares para o estado.

 

4 imagens
Mas o líder do União Brasil chegou a fazer o "L" nas eleições
Elmar também se aproximou de ministros do governo Lula
Elmar deve deixar de ser líder do União Brasil no próximo ano
1 de 4

Elmar Nascimento disse que faz oposiçao ao PT, segundo colegas

Marina Ramos / Câmara dos Deputados
2 de 4

Mas o líder do União Brasil chegou a fazer o "L" nas eleições

Reprodução/Redes sociais
3 de 4

Elmar também se aproximou de ministros do governo Lula

4 de 4

Elmar deve deixar de ser líder do União Brasil no próximo ano

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Segundo apurou a coluna, Elmar, que fez acenos para o PT da Bahia nas eleições municipais de outubro, queria destinar a maior parte das emendas para Salvador, capital governada por seu correligionário Bruno Reis.

Questionado pelos colegas, o líder do União Brasil respondeu de forma exaltada que “era oposição” ao PT, que governa a Bahia há 18 anos, e ameaçou não assinar a ata de reunião, caso sua vontade não fosse feita.

Elmar fez o L e subiu em palanque de governador do PT

A postura contrasta com a posição de Elmar até bem pouco tempo. Em setembro, durante a campanha eleitoral, o deputado chegou a fazer o “L” de Lula com a mão durante comício na cidade Andorinha (BA).

O líder do União Brasil, como a coluna noticiou à época, chegou até mesmo a preterir candidatos do próprio partido para apoiar políticos do PT na eleição de municipal de outubro no estado.

Na cidade baiana de Alcobaça, por exemplo, Elmar deixou de apoiar o candidato do União Brasil, Doutor Diego, para apoiar a reeleição do atual prefeito do município, Zico de Baiato, que é do PT.

Em julho, Elmar já tinha feito outro gesto ao PT baiano, a quem fez oposição por anos. Ele subiu no palanque com o governador da Bahia, o petista Jerônimo Rodrigues, na cidade de Sento Sé (BA), contrariando o União Brasil.

Aproximação com o PT

Elmar vinha tentando aproximação com o PT desde 2023, especialmente em busca de apoio para se viabilizar como candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara, na disputa de fevereiro de 2025.

O deputado baiano, entretanto, acabou preterido por Lira, pelo PT e pelo próprio União Brasil, que decidiram apoiar a candidatura de Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, à presidência da Casa.

No início do governo Lula, o deputado baiano também tentou assumir um ministério, mas acabou vetado por lideranças do PT da Bahia. Procurado, Elmar não respondeu. O espaço segue aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?