metropoles.com

Disputa no Senado para TCU pode beneficiar diretamente PT ou Pacheco

Senado escolherá novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) em votação secreta nesta terça-feira (14/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Waldemir Barreto/Agência Senado
Plenário do Senado
1 de 1 Plenário do Senado - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A disputa no Senado por uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) poderá beneficiar diretamente o PT ou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Isso porque, como os três candidatos à vaga de ministro da Corte são senadores, aquele que ganhar abrirá espaço para que seu respectivo suplente assuma o mandato efetivo no Senado.

0

Se a senadora Kátia Abreu (PP-TO) for a escolhida pelos pares para ser a indicada da Casa ao TCU, a bancada do PT ganhará mais um senador: Donizeti Nogueira (PT-TO), primeiro suplente de Kátia.

A eventual posse de Donizeti somada à confirmação de que o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) se filiará ao PT fará com que o partido ultrapasse o PP e fique com a 4ª maior bancada do Senado, com 8 senadores.

Como Pacheco pode se beneficiar

Já uma possível vitória de Antonio Anastasia (PSD-MG) não mudará o tamanho da bancada do PSD, mas fará Pacheco ganhar um aliado de primeira hora como integrante efetivo do Senado: o empresário Alexandre Silveira.

Primeiro suplente de Anastasia, Silveira preside o PSD em Minas e é muito próximo do presidente do Senado. Atualmente, o empresário ocupa o cargo de diretor de Assuntos Jurídicos da Presidência do Senado.

Pacheco já disse publicamente que gostaria de ver Silveira concorrendo ao Senado nas eleições de 2022. Os mandatos de Anastasia e de Kátia Abreu (e de seus respectivos suplentes) acabam no próximo ano.

A votação para o Senado escolher o novo ministro do TCU ocorrerá nesta terça-feira (14/12). Além de Kátia e Anastasia, corre por fora o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

O TCU é composto por nove ministros. O presidente da República tem direito a indicar três – um por escolha pessoal e outros dois entre auditores e membros do Ministério Público. Os outros seis são cotas da Câmara e do Senado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?