Igor Gadelha

Deputado do PT quer juntar seu projeto sobre lobby com o de Bolsonaro

Petista pedirá ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que apense projeto do governo que regulamenta lobby no Brasil a seu texto

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Carlos Zarattini
carlos zarattini
1 de 1 carlos zarattini - Foto: Divulgação/Carlos Zarattini

Autor de um projeto de regulamentação do lobby que tramita na Câmara desde 2007, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) pedirá ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que a proposta sobre o tema enviada pelo governo Jair Bolsonaro seja apensada ao seu texto.

À coluna, o petista argumentou que o correto seria juntar o texto do governo ao seu, porque sua proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e teve, inclusive, um requerimento para tramitação em regime de urgência aprovado no plenário da Casa.

Zarattini diz ter uma preocupação especial com o texto do Palácio do Planalto, ao qual afirma ainda não ter tido acesso. O temor é de que a proposta do governo deixe de fora a exigência de lobistas se cadastrarem, o que o petista considera como eixo principal da regulamentação do lobby no Brasil.

“O principal ponto, e que foi retirado pela (ex-deputada) Cristiane Brasil (relatora do projeto de Zaratti na CCJ na última legislatura), é a obrigatoriedade do cadastro dos lobistas. É necessário que o poder público saiba quem se reuniu com quem, qual foi o teor das reuniões. Sem isso o projeto acaba não servindo para nada. Não sei se o PL do governo terá isso”, afirmou.

Nesta quinta-feira (9/12), o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, anunciou que o governo enviaria ao Congresso um projeto para regulamentação do lobby no país. Segundo ele, a proposta terá um cadastro de lobistas que comentam irregularidades, para que sejam punidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?