Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

Cúpula da Alerj prevê ampla maioria para flexibilizar máscara no Rio

Projeto que será votado pela Assembleia prevê que parâmetros para flexibilização serão definidos pela Secretaria Estadual de Saúde

atualizado 26/10/2021 12:43

máscaraHugo Barreto/Metrópoles

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual André Ceciliano (PT), prevê aprovação por ampla maioria do projeto de lei que abrirá caminho para flexibilizar o uso de máscaras no Estado. A proposta será votada no plenário da Casa nesta terça-feira (26/10).

À coluna, Ceciliano previu que o projeto deve ser aprovado por 47 votos a favor e de 7 a 9 votos contra. A oposição, diz o petista, deve ficar com deputados estaduais do PSOL, que defendem ser necessário esperar mais um tempo para flexibilização do uso de máscaras no Rio.

A proposta que irá à votação, cujo texto a coluna teve acesso, prevê que os parâmetros para flexibilizar a obrigatoriedade do uso de máscara no Estado serão estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio, por meio de uma resolução a ser publicada.

Entre os parâmetros estão distanciamento social; ambiente aberto e fechado; percentual de vacinação da população; realização de eventos-testes; outros critérios científicos pertinentes. “Vai ser a ciência que determinar se pode ou não flexibilizar, não é a política”, ressaltou Ceciliano à coluna.

Mais lidas
Últimas notícias