Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Ciro Nogueira testa o próprio nome contra Lula em pesquisa sobre 2026

Senador Ciro Nogueira contratou pesquisa e pediu para testar seu próprio nome em uma eventual disputa com Lula nas eleições de 2026

23/08/2024 08:00
Compartilhar notícia
Waldemir Barreto/Agência Senado
Imagem colorida do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP e ex-ministro de Jair Bolsonaro - Metrópoles

Ex-ministro de Jair Bolsonaro e presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira testou o próprio nome em uma pesquisa encomendada pelo seu partido sobre a disputa pelo Palácio do Planalto em 2026.

Além de governadores de centro direita, Ciro pediu ao instituto Paraná Pesquisa para testar o nome dele próprio em uma eventual disputa contra o presidente Lula, em um cenário sem Bolsonaro.

O cacique incluiu ainda na lista de nomes testados o da senadora Tereza Cristina (MS). Assim como Ciro, a parlamentar é filiada ao PP e foi ex-ministra do governo Bolsonaro.

Ciro e Tereza, no entanto, apresentaram os piores desempenhos entre os nomes de direita testados contra Lula, com 5,5% e 7,4% das intenções de voto, respectivamente, ante 37% do atual presidente da República.

Dos sete cenários pesquisados sem Bolsonaro na disputa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi quem apresentou melhor desempenho contra Lula. O petista, porém, segue na frente.

Mesmo inelegível, Bolsonaro também teve seu nome testado na pesquisa. O ex-presidente apareceu numericamente à frente de Lula, mas tecnicamente empatado com o petista na margem de erro.

Pesquisa foi apresentada na casa de Ciro Nogueira

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de agosto. Ao todo, foram entrevistados 2.026 eleitores em 154 municípios – localizados em 26 estados e no Distrito Federal. O grau de confiança do levantamento é de 95%.

Os resultados da pesquisa foram apresentados por Ciro a governadores e outras lideranças da direita em uma reunião esta quinta-feira (22/8) na casa do senador, em Brasília.

Confira os resultados pesquisados:

  • Cenário 1:
    • Lula: 37%
    • Michelle: 30,5%
  • Cenário 2:
    • Lula: 37,1%
    • Tarcísio: 25,4%
  • Cenário 3:
    • Lula: 37,4%
    • Ratinho Jr: 16,1%
  • Cenário 4:
    • Lula: 37,6%
    • Zema: 15,4%
  • Cenário 5:
    • Lula: 37,5%
    • Caiado: 11,3%
  • Cenário 6:
    • Lula: 37,4%
    • Tereza Cristina: 7,4%
  • Cenário 7:
    • Lula: 37,7%
    • Ciro Nogueira: 5,5%

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters