
Campanha de Lula define estratégia para tentar atrair voto evangélico
Campanha de Lula quer fugir do debate sobre pautas ideológicas e tentará atrair o voto evangélico por meio de propostas sociais e econômicas

A campanha à reeleição do presidente Lula quer atrair o voto evangélico sem precisar disputar o debate sobre pautas ideológicas com o bolsonarismo. A estratégia, segundo aliados do petista, é tentar atrair esse eleitorado por meio do debate sobre políticas das áreas social e econômica.
Segundo integrantes da campanha de Lula, o diálogo com o eleitor evangélico terá como foco as medidas voltadas à proteção das famílias implementadas durante o terceiro mandato de Lula. A ideia é também destacar a melhora de indicadores econômicos, como a taxa de desemprego.
Uma das bandeiras que deverá ser explorada é o fim da escala 6×1. O PT defende a redução da jornada de trabalho e pretende destacar, sobretudo, o impacto da medida na rotina das mulheres, sob o argumento de que a mudança permitiria mais tempo das trabalhadoras para a família.
A estratégia também prevê que as ações direcionadas aos evangélicos sejam realizadas fora dos templos. Coordenador nacional do Setorial Inter-religioso do PT, Gutierres Barbosa afirmou à coluna que a orientação é preservar as igrejas do debate político-eleitoral.
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha“As igrejas são espaços sagrados, onde a política não pode entrar e devemos respeitar. O presidente Lula tem essa preocupação de manter o debate fora das igrejas”, disse Barbosa.
Com esse objetivo, a campanha do petista lançou, na segunda-feira (24/8), o comitê popular Evangélicas e Evangélicos com Lula. O grupo reúne militantes do PT e siglas aliadas, movimentos sociais, organizações e lideranças religiosas para discutir o Brasil.
Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha
Frequência de envio: Diário
Ver todasSegundo o coordenador nacional do Setorial Inter-religioso do PT, o partido tem mais de 500 mil filiados evangélicos. O número, porém, contrasta com a vantagem do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sobre Lula nesse segmento do eleitorado, revelada pelas pesquisas.
Jingle gospel
Além do diálogo, a campanha de Lula tem feito questão de tocar o jingle gospel “Tapete Vermelho” durante os atos de campanha com o presidente. A música foi cantada pela primeira-dama Janja e pelo pastor Kleber Lucas durante eventos de Lula em São Bernardo do Campo e no Rio de Janeiro.
O PT ainda avalia a possibilidade de realizar um ato de Lula voltado para os evangélicos no Rio de Janeiro, puxado pela campanha de Benedita da Silva (PT) ao Senado. Evangélica, Benedita é um dos quadros do partido que mantém diálogo próximo com o segmento.









