metropoles.com

Cacique do União Brasil pede convocação de Rui Costa na Câmara

Deputado Mendonça Filho (União-PE) protocolou pedido de convocação do ministro Rui Costa para dar explicações no plenário da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula. Ele fala diante de microfone, sentado diante de mesa, e coça o olho - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula. Ele fala diante de microfone, sentado diante de mesa, e coça o olho - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Na mira do Congresso Nacional, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, pode ser convocado para dar explicações no plenário da Câmara dos Deputados por um cacique do União Brasil, partido que possui três indicações de ministros.

Nesta quinta-feira (11/5), o deputado Mendonça Filho (União-PE) protocolou um requerimento para convocar Costa. Ele quer o ministro falando aos 513 deputados sobre a ação do governo contra a privatização da Eletrobrás.

Na última quarta-feira (10/5), Rui Costa deu declarações sobre a ação, afirmando que o Palácio do Planalto quer “ajustar aquilo que tem um cheiro ruim de falta de moralidade” sobre a desestatização da empresa.

“Tais falas fortes, graves e ofensivas merecem, obviamente, maiores esclarecimentos. De que ‘cheiro ruim’ trata o ministro? Que ‘falta de moralidade’ teria permeado o processo de privatização da Eletrobrás? Onde está a ilegalidade mencionada?”, questiona Mendonça Filho.

O parlamentar é um dos aliados mais próximos do líder da bancada, Elmar Nascimento (BA). A decisão de pedir a convocação do ministro foi decidida em reunião da legenda na quarta-feira. Vale ressaltar que Elmar é adversário regional de Rui Costa na Bahia.

Como mostrou a coluna, Rui Costa é um dos ministros de Lula que está na mira de parlamentares. A derrubada do decreto que alterava o marco do saneamento, primeira grande derrota do governo, teria sido um “recado” ao ministro.

Além disso, a demora em indicações partidárias tem irritado lideranças do Congresso. Nos últimos dias, a Casa Civil chancelou indicações do MDB e do União Brasil. Dentre eles, o ex-deputado olavista Heitor Freire, para a Sudene.

Confira o requerimento:

REQ-1489-2023 by Gustavo Zucchi on Scribd

Compartilhar notícia