Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza passarão 2 dias em Brasília
De Brasília, repatriados da Faixa de Gaza serão divididos entre um abrigo no interior de São Paulo e casa de familiares em outros estados
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro destino oficial no Brasil dos cerca de 30 brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza será Brasília, onde o grupo deve passar pelo menos dois dias.
Na capital federal, os repatriados receberão atendimento de integrantes do Ministério da Saúde, para vacinas e consultas médicas e da Polícia Federal, para regularização migratória.
A expectativa, segundo ministros do Palácio do Planalto, é de que o presidente Lula vá pessoalmente à Base Aérea de Brasília para receber os brasileiros e familiares.
Durante os dois dias na capital federal, o grupo dormirá em alojamentos da Força Aérea Brasileira (FAB), que também será a responsável pelo transporte aéreo do Oriente Médio ao Brasil.
Após a estadia em Brasília, os repatriados serão divididos entre um abrigo custeado pelo governo federal no interior de São Paulo e a casa de familiares em outros estados.
A logística para o acolhimento dos brasileiros está sendo coordenada pelo secretário nacional de Justiça, Augusto Botelho, em parceria com integrantes da FAB e do Itamaraty.
Previsão de chegada
O grupo de brasileiros e familiares havia sido autorizado a deixar Gaza pela fronteira com o Egito nesta sexta-feira (10/11). A passagem, porém, foi fechada antes de os brasileiros saírem.
Após o imprevisto, o chanceler Mauro Vieira disse esperar a saída dos brasileiros “o mais rápido possível”, mas afirmou que não consegue dar uma data exata de quando acontecerá.