metropoles.com

Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza passarão 2 dias em Brasília

De Brasília, repatriados da Faixa de Gaza serão divididos entre um abrigo no interior de São Paulo e casa de familiares em outros estados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Grupo de cidadãos brasileiros que aguarda autorização para sair da Faixa de Gaza
1 de 1 Grupo de cidadãos brasileiros que aguarda autorização para sair da Faixa de Gaza - Foto: Reprodução

O primeiro destino oficial no Brasil dos cerca de 30 brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza será Brasília, onde o grupo deve passar pelo menos dois dias.

Na capital federal, os repatriados receberão atendimento de integrantes do Ministério da Saúde, para vacinas e consultas médicas e da Polícia Federal, para regularização migratória.

A expectativa, segundo ministros do Palácio do Planalto, é de que o presidente Lula vá pessoalmente à Base Aérea de Brasília para receber os brasileiros e familiares.

Durante os dois dias na capital federal, o grupo dormirá em alojamentos da Força Aérea Brasileira (FAB), que também será a responsável pelo transporte aéreo do Oriente Médio ao Brasil.

Após a estadia em Brasília, os repatriados serão divididos entre um abrigo custeado pelo governo federal no interior de São Paulo e a casa de familiares em outros estados.

A logística para o acolhimento dos brasileiros está sendo coordenada pelo secretário nacional de Justiça, Augusto Botelho, em parceria com integrantes da FAB e do Itamaraty.

Previsão de chegada

O grupo de brasileiros e familiares havia sido autorizado a deixar Gaza pela fronteira com o Egito nesta sexta-feira (10/11). A passagem, porém, foi fechada antes de os brasileiros saírem.

Após o imprevisto, o chanceler Mauro Vieira disse esperar a saída dos brasileiros “o mais rápido possível”, mas afirmou que não consegue dar uma data exata de quando acontecerá.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?