metropoles.com

Bolsonaro pede a aliados sugestões para reação jurídica e política ao STF

Auxiliares presidenciais avaliam que o “jogo dos ministros do STF” seria “provocar” Bolsonaro para que ele cometa abusos autoritários

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
presidente jair bolsonaro está internado em são paulo
1 de 1 presidente jair bolsonaro está internado em são paulo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro pediu a auxiliares e aliados sugestões de como reagir, jurídica e politicamente, às recentes decisões de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) contra ele e seus apoiadores, consideradas pelo chefe do Palácio do Planalto como arroubos “ditatoriais” da Corte.

A mais recente decisão que irritou o presidente da República foi a prisão, nesta sexta-feira (13/8), do presidente nacional do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson. A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes, do STF, após pedido da Polícia Federal.

A avaliação de auxiliares presidenciais das alas política, militar e ideológica é que o Supremo “ultrapassou todos os limites” com a prisão e que é “preciso reagir”. Ao mesmo tempo, contudo, aliados ponderam que a reação deve ser dentro dos limites da Constituição.

Auxiliares de Bolsonaro ouvidos pela coluna avaliam, sob reserva, que o “jogo dos ministros do STF” seria “provocar” o presidente para que ele comenta abusos autoritários, o que serviria para justificar uma reação “mais incisiva” do Judiciário contra ele e o governo.

“O presidente não pode se contaminar pelo autoritarismo do STF. Sabe que já é atacado e que não pode se dar ao luxo de entrar no jogo dos ministros. Sabe que querem que ele pise em falso, para justificar uma ação mais incisiva contra ele e o governo”, resumiu à coluna um auxiliar presidencial.

Antes da prisão de Jefferson, o presidente já estava irritado com outra decisão de Moraes, na quinta-feira (12/8), de abrir novo inquérito contra Bolsonaro, para apurar a divulgação, nas redes sociais, de um inquérito sigiloso que investiga a invasão no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?