Igor Gadelha

As reuniões bilaterais de Lula na COP30

Lula terá reuniões bilaterais com chefes de Estado durante COP30 a partir da quarta-feira (5/11). Na lista, estão Inglaterra e Alemanha

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Andrew Harnik/Getty Images
Presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne bilateralmente com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro de Convenções de Kuala Lumpur Malásia Metrópoles
1 de 1 Presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne bilateralmente com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro de Convenções de Kuala Lumpur Malásia Metrópoles - Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente Lula terá reuniões bilaterais com alguns dos chefes de Estado que comparecerão à COP30, a conferência do clima da ONU que começa nesta semana em Belém (PA).

As conversas, segundo o Palácio do Planalto, acontecerão a partir da quarta-feira (5/11) e se intensificarão na quinta-feira (6/11) e na sexta-feira (7/11), dias da cúpula de líderes da COP30.

As reuniões bilaterais de Lula na COP30 - destaque galeria
4 imagens
Lula, presidente do Brasil
Keir Starmer e Lula
Friedrich Merz, chanceler da Alemanha
Lula a bordo de barco no Pará
1 de 4

Lula a bordo de barco no Pará

Reprodução/ Redes sociais
Lula, presidente do Brasil
2 de 4

Lula, presidente do Brasil

Andrew Harnik/Getty Images
Keir Starmer e Lula
3 de 4

Keir Starmer e Lula

Ricardo Stuckert/PR
Friedrich Merz, chanceler da Alemanha
4 de 4

Friedrich Merz, chanceler da Alemanha

Maja Hitij/Getty Images

Por ora, o Planalto e o Itamaraty ainda não divulgaram oficialmente com quem Lula se reunirá. A coluna apurou, contudo, que estão previstas reuniões bilaterais do petista com:

  • Keir Starmer, atual primeiro-ministro do Reino Unido;
  • Friedrich Merz, chanceler da Alemanha;
  • Emmanuel Macron, presidente da França.

Lula chegou a Belém no sábado (1º/11). A previsão é de que o petista fique na capital paraense até o sábado (8/11), quando embarcará para uma agenda na ilha de Fernando de Noronha (PE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?