As opções nos ministérios de Lula para o Centrão

Lula ainda precisa nomear 16 ministros, mas parte das pastas já tem nomes bem encaminhados para serem anunciados

Gustavo Zucchi
Compartilhar notícia

Após a última semana, partidos de centro viram reduzidas suas opções de ministérios para integrar o governo Lula. Apesar de ainda faltar ministros para 16 pastas, parte delas já tem nomes bem encaminhados.

É o caso, por exemplo, do Gabinete de Segurança Institucional. Como mostrou a coluna, Lula escolheu o general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias para o posto.

Outras pastas, como a Secretaria de Comunicação Social e o Ministério das Comunicações, devem receber indicados petistas. O mais provável é que fiquem com os deputados Paulo Pimenta (PT-SP) e Paulo Teixeira (PT-SP).

O Ministério do Esportes também não deve ser dividido com a base aliada. A ex-jogadora de vôlei Ana Moser é a mais cotada. Já o Ministério dos Povos Originários tem as indígenas Joenia Wapichana e Sonia Guajajara como favoritas.

Disputadas

Ainda há pastas em disputa que Lula tenta solucionar. No Meio Ambiente, o petista conversou com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e com a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) para buscar uma solução.

O MDB ainda deve ficar com Cidades e Transportes. Os possíveis indicados, um para a Câmara e outra para o Senado, são do deputado José Priante (PA) e do senador eleito Renan Filho (AL).

O PSD, comandado por Gilberto Kassab, deve ter outras duas vagas. Nos bastidores, fala-se que o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) deve ser nomeado como ministro do Turismo. E que o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) também será indicado.

A sigla ainda pode ganhar uma terceira vaga caso o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) seja nomeado para o Ministério da Agricultura.

Já o União Brasil, por enquanto, deve ficar com Integração Nacional. O deputado Elmar Nascimento (União-BA) é o favorito para o cargo, sendo que sua nomeação faria parte do acordo de Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira.

A maior incógnita é o Ministério do Planejamento. A pasta foi recusada por Tebet e pelo economista André Lara Resende. O escolhido terá a missão de elaborar o orçamento do governo e negociá-lo com o Congresso.

Confira os ministérios que Lula deverá indicar nesta semana:

  1. Gabinete de Segurança Institucional.
  2. Secretaria de Comunicação Social.
  3. Ministério da Agricultura e Pecuária.
  4. Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
  5. Ministério da Pesca e Aquicultura.
  6. Ministério da Previdência Social.
  7. Ministério das Cidades.
  8. Ministério das Comunicações.
  9. Ministério de Minas e Energia.
  10. Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
  11. Ministério do Esporte.
  12. Ministério do Meio Ambiente.
  13. Ministério do Planejamento e Orçamento.
  14. Ministério do Turismo.
  15. Ministério dos Povos Indígenas.
  16. Ministério dos Transportes.
Compartilhar notícia
Sair da versão mobile