metropoles.com

Após embate com União Brasil, marido de ministra procura Planalto

Marido da ministra do Turismo, Waguinho se reuniu com ministro do Planalto para falar sobre rompimento de seu grupo com União Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Billy Boss/Câmara dos Deputados
A deputada Daniela do Waguinho fala diante de microfone em comissão na Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 A deputada Daniela do Waguinho fala diante de microfone em comissão na Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Marido da ministra do Turismo, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, o Waguinho, procurou o Palácio do Planalto para falar sobre a crise de seu grupo político com a cúpula do União Brasil.

No início da semana, Waguinho deixou o partido após desentendimentos com o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar. O prefeito acusa Bivar de usar métodos autoritários para manter o comando da legenda no Rio.

Deputada licenciada, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e outros cinco deputados federais do União Brasil no Rio pediram à Justiça Eleitoral para deixar o partido. Por serem parlamentares, eles precisam do aval do TSE.

Em meio à crise, Waguinho se reuniu na terça-feira (11/4), no Planalto, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na conversa, ele explicou que a saída de seu grupo do União Brasil se deve a uma questão local.

Republicanos quer ficar com o ministério

O prefeito também ressaltou que, caso o TSE autorize a desfiliação, a ministra do Turismo deve seguir o marido e ir para o Republicanos. Waguinho se filiou à legenda na segunda-feira (10/4).

O prefeito disse ainda a Padilha que o Republicanos tem interesse em “apadrinhar” a manutenção de Daniela no Ministério do Turismo, o que pode abrir uma divergência com o União.

Bivar já deixou claro que, caso a Justiça Eleitoral permita a ministra deixar o partido, o União Brasil reivindicará ao governo Lula a manutenção do comando da pasta.

Por ora, a ordem no Palácio do Planalto é não se meter na briga interna do grupo de Waguinho com a cúpula do União Brasil e aguardar o desfecho do caso na Justiça Eleitoral.

Compartilhar notícia