Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

Amigo de Salles é indicado para área de concessão de parques do BNDES

Amigo pessoal de Ricardo Salles, Andre Pitaguari deve assumir assessoria que atuará em programa de concessão de parques e florestas do BNDES

atualizado 04/02/2022 18:41

Divulgação

Amigo pessoal do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, o administrador André Pitaguari Germanos deve assumir em breve um cargo na área de concessão de parques do BNDES.

Segundo apurou a coluna, André deve assumir uma assessoria que atuará diretamente no programa criado pelo banco de fomento para financiar concessões de parques naturais e urbanos e de florestas.

Com orçamento de R$ 500 milhões, o programa do BNDES pretende financiar até 80% dos investimentos de concessionários responsáveis por concessões federais, estaduais e municipais.

Até a semana passada, o amigo de Salles trabalhava como secretário de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente. Ele foi exonerado do cargo na última quinta-feira (3/2).

Polêmica

André chegou ao ministério como diretor de Recursos Externos em abril de 2019, quando Ricardo Salles ainda era ministro titular da pasta.

Na época, uma reportagem da Folha de S. Paulo mostrou que André não preenchia os critérios técnicos para o cargo. Ele é formado em Administração Pública e fez carreira no mercado financeiro.

Mesmo assim, André permaneceu o cargo e, posteriormente, foi promovido aos cargos de secretário de Ecoturismo e, na sequência, de Áreas Protegidas, o qual assumiu em setembro de 2020.

O agora ex-secretário e futuro funcionário do BNDES tem ligações com o movimento “Endireita Brasil”, que tem o ex-ministro do Meio Ambiente como um dos co-fundadores.

Mais lidas
Últimas notícias