Igor Gadelha

Aliados de Tarcísio reagem à pesquisa que mostra avanço de Flávio

Pessoas próximas a Tarcísio de Freitas criticaram a metodologia da pesquisa que mostrou um avanço de Flávio Bolsonaro em relação a Lula

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/redes sociais
tarcisio flavio e bolsonaro
1 de 1 tarcisio flavio e bolsonaro - Foto: Reprodução/redes sociais

Aliados do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), minimizaram, nos bastidores, o resultado da pesquisa Atlas/Bloomberg que mostrou um avanço de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em relação a Lula.

Segundo o levantamento, divulgado na quarta-feira (21/1), Flávio encurtou a distância para Lula em um eventual segundo turno, passando de 12 pontos percentuais em dezembro para 4,3 pontos em janeiro.

Aliados de Tarcísio reagem à pesquisa que mostra avanço de Flávio - destaque galeria
4 imagens
Tarcísio de Freitas
Filho mais velho de Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para representá-lo nas eleições de 2026
Tarcísio de Freitas
senador Flávio Bolsonaro
1 de 4

senador Flávio Bolsonaro

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Tarcísio de Freitas
2 de 4

Tarcísio de Freitas

Foto: Governo de SP
Filho mais velho de Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para representá-lo nas eleições de 2026
3 de 4

Filho mais velho de Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para representá-lo nas eleições de 2026

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Tarcísio de Freitas
4 de 4

Tarcísio de Freitas

Reprodução/SBT

Para aliados do governador paulista, a pesquisa não reflete a realidade, sobretudo em razão da metodologia. O levantamento é feito por meio de “recrutamento orgânico” nas redes sociais em territórios selecionados.

Na avaliação de integrantes do entorno de Tarcísio de Freitas, o método exclui da pesquisa cerca de 30% da população que é analfabeta funcional e prioriza o segmento do eleitorado “mais ideologizado”. 

Outro ponto do levantamento que chamou a atenção dos aliados do governador foi o baixo percentual de brancos e nulos da pesquisa, que foi de 2,1% no cenário ampliado, em que diversos nomes são testados.

Em outras pesquisas de intenção de voto feitas de forma presencial, como a Quaest e o Datafolha, o número de entrevistados que declara voto branco ou nulo é de mais de 10%, nos cenários de primeiro turno testados.

Na avaliação de pessoas próximas ao atual chefe do Palácio dos Bandeirantes, a metologia da pesquisa torna sua amostra “precária” e indica que o levantamento não deve ser levado em conta para tomada de decisões.

Tarcísio, como vem mostrando a coluna, ainda não jogou a toalha sobre uma possível candidatura presidencial. Foi justamente por isso que ele cancelou a visita que faria a Jair Bolsoanro na prisão, na quinta-feira (22/1).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?