Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

A sinalização do Planalto sobre a “pupila” de Sabino para o Turismo

Integrantes do Palácio do Planalto avaliam que indicada de Sabino, Ana Carla Lopes, pode ficar no comando do Ministério do Turismo até a COP

24/09/2025 17:02
Compartilhar notícia
Ricardo Stuckert / PR
Lula e o ministro do Turismo, Celso Sabino

Diante da iminente saída do ministro Celso Sabino (União Brasil) do comando do Turismo, o Palácio do Planalto avalia manter a secretária-executiva Ana Carla Lopes, indicada por ele, à frente da pasta até a COP30, em novembro.

Segundo apurou a coluna, a sugestão partiu do próprio Sabino durante as conversas que manteve com o presidente Lula na última semana, ao discutir a necessidade de deixar a pasta por causa do desembarque do União Brasil.

A sinalização do Planalto sobre a “pupila” de Sabino para o Turismo - destaque galeria
4 imagens
Presidente Lula e o ex-ministro do Turismo Celso Sabino
O ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve em reunião para debater estratégias contra anistia
O ministro do Turismo, Celso Sabino
Lula e Sabino
1 de 4

Lula e Sabino

Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula e o ex-ministro do Turismo Celso Sabino
2 de 4

Presidente Lula e o ex-ministro do Turismo Celso Sabino

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
O ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve em reunião para debater estratégias contra anistia
3 de 4

O ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve em reunião para debater estratégias contra anistia

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
O ministro do Turismo, Celso Sabino
4 de 4

O ministro do Turismo, Celso Sabino

Kebec Nogueira/Metrópoles @kebecfotografo

A avaliação é de que a secretária está a par das questões relacionadas à Conferência Nacional do Clima, que acontecerá em Belém (Pará), cidade natal de Sabino, e pode dar continuidade ao trabalho do ministro.

Advogada, Ana Carla acompanha o ministro desde os tempos em que ele era deputado federal. Ela ocupa o cargo de secretária-executiva desde agosto de 2023, quando Sabino assumiu o comando da pasta.

Sabino terá de deixar a pasta caso não deseje sair de seu partido. O motivo é que a o União Brasil, após fechar acordo de federação com o PP, anunciou um desembarque do governo Lula, e irá entregar a pasta do Turismo.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters