metropoles.com

A irritação de Tebet com o tratamento recebido do PT

Simone Tebet e dirigentes do MDB se mostram irritados com tratamento dado pelo PT e por Lula à senadora na negociação de ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
A candidata a Presidência da República, Simone Tebet (MDB), visita a Universidade Zumbi dos Palmares, zona norte de São Paulo
1 de 1 A candidata a Presidência da República, Simone Tebet (MDB), visita a Universidade Zumbi dos Palmares, zona norte de São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A senadora Simone Tebet (MS) e os dirigentes de seu partido, o MDB, andam irritados com o tratamento dado pelo PT e por Lula à parlamentar durante a negociação de ministérios, nas últimas semanas.

A avaliação é de que os petistas estão sendo “deselegantes” e “desleais” com Tebet, ao vetarem o nome da senadora para ministérios, mesmo após todo o apoio dela a Lula no segundo turno.

Para emedebistas, Tebet merecia ser melhor tratada pelo PT e pelo presidente eleito, após se “jogar de corpo e alma” para ajudar o petista no segundo turno das eleições deste ano.

“O PT está tratando ela com muita deselegância”, afirmou à coluna uma influente liderança do MDB.

O imbróglio

O foco inicial de Tebet era o Ministério do Desenvolvimento Social. Após o veto do PT, porém, Lula decidiu indicar o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) para a pasta e oferecer o Meio Ambiente à senadora.

A emedebista, porém, disse que só aceitaria a oferta se Marina Silva (Rede) abrisse mão do ministério para assumir a chefia da Autoridade Climática, cargo que o presidente eleito pretende criar.

Marina, porém, recusou a proposta e voltou a ser a mais cotada para o Meio Ambiente. Nesse cenário, Lula tenta convencer Tebet a assumir o Ministério do Planejamento ou o das Cidades.

A novela envolvendo a senadora deve terminar até a terça-feira (27/12), quando o presidente eleito pretende anunciar os 16 ministérios que faltam.

Tebet passou o Natal com a família fora de Brasília e deve retornar à capital federal na noite de segunda-feira (26/12). A expectativa é de que ela converse com Lula nas próximas horas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações