metropoles.com

A estratégia “errada” de Fabinho Ramalho na disputa pelo TCU

Deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) é um dos candidatos na Câmara para a vaga da ministra Ana Arraes, que se aposentará em julho do TCU

atualizado

Compartilhar notícia

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
Fábio Ramalho – deputado federal
1 de 1 Fábio Ramalho – deputado federal - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Candidato a uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o deputado federal Fábio Ramalho (MDB-MG) começou o ano buscando o apoio dos colegas na disputa mais uma vez pelo estômago.

Na primeira sessão legislativa de 2022, na última quarta-feira (2/2), Fabinho, como é conhecido, ofereceu aos deputados mais um daqueles tradicionais banquetes com comida mineira.

O lanche foi servido no cafezinho do plenário da Câmara, local onde o parlamentar mineiro também ofereceu as iguarias aos colegas quando disputou cargos na Mesa Diretora da Casa.

Em 2017, a estratégia parece ter dado certo. Naquele ano, Fabinho se elegeu 1º vice-presidente da Câmara, cargo que ocupou até fevereiro de 2019.

Na disputa ao TCU, porém, deputados avisaram ao emedebista que a estratégia não dará certo. “Quem vai querer alguém que traz lanche para os colegas fora da Câmara”, brincou um parlamentar.

Fabinho disputa com outros deputados a vaga no TCU da ministra Ana Arraes. Atual presidente da Corte de Contas, ela se aposentará no final de julho deste ano. A vaga dela é de indicação da Câmara.

A escolha se dá por meio de votação secreta entre os deputados federais. Vence o candidato que tiver maioria simples, ou seja, votos de mais da metade dos parlamentares presentes na sessão.

Além de Fabinho, disputam a vaga de Ana Arraes os deputados Soraya Santos (PL-RJ), Hugo Leal (PSD-RJ) e Jhonantan de Jesus (Republicanos-RR).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?