metropoles.com

A ajuda de Pacheco na PEC do Transição do governo Lula

Presidente do Senado está auxiliando petistas na confecção da PEC, que prevê abrir espaço no teto de gastos para bancar o Auxílio Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida mostra Lula em reunião com senadores - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra Lula em reunião com senadores - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após dar um apoio velado a Lula na eleição, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), entrou em campo para ajudar o petista na chamada PEC da Transição.

A proposta, que deve ser apresentada na próxima terça-feira (8/10) pela liderança do PT na Casa, prevê abertura de espaço no teto de gastos para bancar despesas como o Auxílio Brasil de R$ 600.

Pacheco está ajudando na confecção do texto da PEC. Segundo aliados, o senador está colaborando para alinhar a constitucionalidade da proposta e para elaboração de um texto que tenha mais consenso para ser aprovado.

Ajuda na eleição

Um dos principais caciques do PSD mineiro, Pacheco chegou a receber Lula na pré-campanha para as eleições deste ano na residência oficial do Senado.

Seu partido apoiou o petista em Minas, e recebeu apoio para a candidatura do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) ao governo estadual. Kalil, porém, acabou não se elegendo.

O próprio Pacheco não participou ativamente da campanha de Lula, mesmo escalou o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), um de seus principais aliados, para ajudar o petista em Minas.

Entenda a PEC

Interlocutores de Lula dizem que o texto está sendo feito nos moldes da PEC dos Precatórios, aprovada neste ano para abrir espaço no Orçamento para o Auxílio Brasil no valor de R$ 400.

Além de Pacheco, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) deverá ter acesso ao texto antes. A ideia é tentar reduzir previamente as resistências de Lira para que o texto possa ser aprovado antes do início do recesso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações