metropoles.com

TRF-5 julga hoje a anulação da venda de ex-subsidiária da Petrobras

Julgamento de recurso em ação popular que pede anulação da venda da NTS, ex-subsidiária da Petrobras, foi marcado para esta terça (6/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
imagem colorida fachada petrobras - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida fachada petrobras - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) julgará, nesta terça-feira (6/2), um recurso apresentado na ação popular que tenta anular a venda da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), uma ex-subsidiária da Petrobras.

A privatização ocorreu em abril de 2017, durante o governo de Michel Temer. O grupo canadense Brookfield comprou 90% da participação acionária da NTS.

A Justiça havia concedido liminar para suspender a venda, mas a Petrobras e a União conseguiram derrubar a decisão no TRF-5. O recurso foi apresentado para reverter o entendimento do tribunal.

No processo, a procuradora regional da República Sônia Maria de Assunção Macieira apresentou parecer afirmando que “a alienação teria ocorrido de forma irregular e a preço vil”. Segundo ela, a venda sem licitação “violou os princípios norteadores da Administração Pública, em razão do processo de alienação ter sido eivado de graves vícios”.

Para a advogada da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Raquel Sousa, que patrocinou a ação popular, a decisão do TRF-5 “deixou de ver o efetivo prejuízo que essa venda trouxe e continua trazendo para a Petrobras e para o Brasil”. A Petrobras paga aluguel de mais de R$ 5 bilhões por ano para usar o transporte dos dutos, de acordo com Bruno Terribas, um dos diretores da FNP.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?