metropoles.com

Reunião de entregadores com governo teve gritaria e microfone cortado

Foi agitada a reunião entre o governo Lula e os líderes dos entregadores e motoristas de apps; pauta era a regulamentação dos serviços

atualizado

Compartilhar notícia

MATHEUS W ALVES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Motoboys participam de paralização nacional em Brasília
1 de 1 Motoboys participam de paralização nacional em Brasília - Foto: MATHEUS W ALVES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A reunião convocada pelo governo Lula para discutir a regulamentação dos aplicativos de serviços com entregadores e motoristas foi marcada por gritos de “cala a boca”, tapas na mesa e microfones cortados.

Os representantes dos trabalhadores de aplicativo foram convidados a discutir o assunto com o governo no mês passado. O secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Gilberto Carvalho, tentou mediar o debate — e controlar o ânimo dos exaltados.

Não houve consenso entre os trabalhadores de aplicativo. Quem participou da discussão diz que a maioria rejeita a aplicação do regime CLT para os serviços prestados por meio de plataformas como iFood, Rappi e Uber.

O governo Lula está com dificuldade para encontrar lideranças que de fato representem os trabalhadores de apps. A categoria não possui organização sindical e atua de maneira difusa, por meio de grupos no WhatsApp e em outras redes sociais.

As centrais sindicais já foram acionadas pelo governo para ajudar a escolher as lideranças dos trabalhadores. Clemente Ganz Lúcio, ex-diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), é tido como o nome ideal para organizar sessões plenárias entre os entregadores e motoristas.

O governo precisa constituir representantes da categoria porque os trabalhadores terão assentos garantidos na comissão tripartite que elaborará a proposta de regulamentação dos aplicativos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?