Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Guilherme Amado

Quem são os dois que entram no gabinete de Lula sem bater na porta

Duas pessoas entram no gabinete de Lula sem bater na porta, e nenhuma delas é ministro

01/06/2024 07:30
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida de presidente Lula apontando - Metrópoles

Duas pessoas entram no gabinete de Lula sem bater na porta, e nenhuma delas é ministro.

A lista de quem entra num gabinete presidencial sem ser anunciado ou pedir licença diz muito sobre a forma como o ocupante da vez no Palácio do Planalto se relaciona com seu entorno.

Nos dois primeiros mandatos de Lula, a lista de quem entrava sem bater era bem mais ampla. Tiveram essa prerrogativa, em momentos diferentes do governo, José Dirceu, Dilma Rousseff, Luiz Gushiken, Luiz Dulci e Gilberto Carvalho, entre outros. Hoje, um encastelado Lula lida de outra maneira com quem o cerca no Planalto.

Atualmente, só Janja da Silva e o chefe de gabinete Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, têm a prerrogativa de, sem serem chamados, entrar no gabinete presidencial.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Para todos os outros, o ritual é o mesmo: Lula aperta o botão do modo viva-voz de um telefone no gabinete, e pede às secretárias que alguém na sala de espera entre ou algum ministro ou assessor seja chamado. Só com o aval do próprio se entra no gabinete.