metropoles.com

Quatro a cada dez Assembleias não têm mulheres nas Mesas Diretoras

Nenhuma Assembleia Legislativa é presidida por uma mulher; estudo foi publicado no Observatório Nacional da Mulher na Política

atualizado

Thiago Fagundes/Agência Câmara
Mulheres na política

Quatro a cada dez Assembleias Legislativas estaduais não têm uma mulher sequer em suas Mesas Diretoras. Por outro lado, todas as Assembleias são presididas por homens e têm ampla maioria de deputados. O Brasil tem 51% de mulheres.

Os dados estão em um estudo feito pelas pesquisadoras Ermelinda Ireno, da Universidade de Coimbra, e Eneida Desiree Salgado, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A análise foi publicada pelo Observatório Nacional da Mulher na Política, mantido pela Câmara.

Nenhuma deputada está nas Mesas Diretoras das Assembleias de dez estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia e Distrito Federal — este último tem uma Câmara Legislativa, com deputados distritais. A Mesa Diretora é a cúpula de um órgão legislativo.

As pesquisadoras também investigaram a presença feminina em comissões na Câmara. Na Câmara, quatro comissões não têm nenhuma deputada: a de Fiscalização Financeira e Controle; a de Desenvolvimento Econômico; a de Desenvolvimento Urbano; e a de Defesa do Consumidor. Elas só são maioria em um dos 25 colegiados temáticos, a Comissão dos Direitos da Mulher.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0






Quais assuntos você deseja receber?