metropoles.com

Prefeito preso em Guarujá foi carro-chefe de filiações do PSDB em SP

Polícia Federal prendeu Válter Suman em operação contra desvios na área da saúde

atualizado

Compartilhar notícia

WhatsApp Image 2021-09-15 at 8.17.55 PM
1 de 1 WhatsApp Image 2021-09-15 at 8.17.55 PM - Foto: null

A prisão do prefeito de Guarujá, Válter Suman, é um problemão de imagem para o PSDB de São Paulo. Suman foi anunciado no dia 20 de julho como o principal nome de uma rodada de 66 filiações de prefeitos, visando à organização de palanques estaduais para as eleições de 2022.

A Polícia Federal prendeu Suman nesta quarta-feira (15/9), sob a suspeita de integrar um esquema de desvios de verbas na rede pública de saúde. Na casa de Suman foram encontrados volumes significativos de dinheiro em espécie.

A cerimônia de filiação de Suman teve a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, que definiu aquele como um dia “muito especial para todos nós”.

O secretário de Desenvolvimento Regional e presidente do PSDB estadual, Marco Vinholi, afirmou que Suman era “um dos melhores prefeitos do Brasil” e representava um “grande ganho para o partido”.

A filiação de Suman foi uma amostra de força do PSDB paulista porque ele era o vice-presidente do diretório estadual do PSB, que é chefiado por Márcio França. O ex-governador é cotado para repetir a dobradinha com Geraldo Alckmin na eleição ao governo de São Paulo em 2022. Espera-se que Alckmin saia do PSDB para disputar o cargo, o que lhe trará o desafio de montar uma chapa forte sem contar com o poder da máquina estadual ao seu dispor.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?