metropoles.com

Por que vitória de Haddad seria trágica para o futuro do PSDB; análise

Não existe cenário pior para o futuro do PSDB do que uma vitória do petista Fernando Haddad na eleição para o governo de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Lula (PT) e Fernando Haddad (PT) -- Metrópoles
1 de 1 Lula (PT) e Fernando Haddad (PT) -- Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Há um temor generalizado no PSDB sobre o que restará do partido caso o petista Fernando Haddad seja eleito governador de São Paulo.

Tucanos de envergadura nacional afirmam que Haddad fará uma limpeza na máquina pública caso sente na cadeira do Palácio dos Bandeirantes. O PSDB não conseguiria alocar todos os demitidos na Prefeitura de São Paulo e ficaria sem a capilaridade que lhe dá sustentação no estado.

O domínio do governo paulista possibilitou ao PSDB a filiação em massa de prefeitos e vice-prefeitos, o que rendeu ao partido representação em 368 cidades. Se perder o controle sobre o orçamento estadual, o PSDB deve desidratar até a eleição municipal de 2024 e sofrer queda abrupta de representatividade na sua maior fortaleza.

Em condição reservada, alguns dos principais prefeitos do PSDB admitem que eventual derrota de Rodrigo Garcia pode forçá-los a buscar a desfiliação.

Garcia é o candidato mais competitivo para enfrentar Haddad no segundo turno, segundo o último levantamento do Datafolha. O governador disputa o posto com o bolsonarista Tarcísio de Freitas, com quem está empatado no limite da margem de erro. O ex-ministro da Infraestrutura tem 23% das intenções de voto, contra 19% do tucano. Haddad soma 34%.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?