metropoles.com

Por cálculo político, Centrão não fará reforma administrativa sem o PT

Lideranças do Centrão não estão dispostas a arcar com a impopularidade da reforma administrativa, que, hoje, é rejeitada pelo PT

atualizado

Compartilhar notícia

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra plenário câmara dos deputados em sessão conjunta congresso nacional - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra plenário câmara dos deputados em sessão conjunta congresso nacional - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Um dos expoentes do Centrão anda dizendo que a Câmara dos Deputados só iniciará a discussão da reforma administrativa quando o PT endossar a proposta publicamente. É a tese corrente no grupo político, apesar de Arthur Lira manifestar interesse em levar o projeto adiante.

Líderes do Centrão não vão arcar sozinhos com a impopularidade da reforma administrativa, sobretudo num ano com eleições municipais. Seria um erro, avaliam, deixar o partido do presidente da República monopolizar o discurso contrário às mudanças no serviço público.

Um dos exemplos mencionados lembra a oposição feita pelo PT durante a reforma trabalhista do governo de Michel Temer. Até hoje o partido usa o assunto para colher dividendos eleitorais com suas bases. Lula, inclusive, passou a última campanha afirmando que revogaria o texto da reforma.

As manifestações contrárias do PT à reforma administrativa são recorrentes. A última ocorreu no dia 31 de janeiro. Zeca Dirceu, que liderou a bancada do partido na Câmara em 2023, disse aos jornalistas Mateus Maia e Maria Laura Giuliani que o projeto não é visto como prioridade e garantiu que os deputados petistas farão oposição à proposta neste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?