metropoles.com

Ainda na mira do Centrão, ministra da Saúde saiu em busca de apoio

Nísia Trindade, ministra da Saúde do governo Lula, continua como o principal alvo do Centrão e do presidente da Câmara, Arthur Lira

atualizado

Compartilhar notícia

Walterson Rosa/MS
ministra da saúde nísia trindade aliados SUS
1 de 1 ministra da saúde nísia trindade aliados SUS - Foto: Walterson Rosa/MS

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, saiu em busca de apoio de colegas da Esplanada e de lideranças petistas para se manter no cargo. Ainda na mira do Centrão, ela recorreu a aliados em janeiro, pedindo para fazerem manifestações em sua defesa. Naquele mês, especulava-se que haveria uma nova reforma ministerial.

Uma das lideranças procuradas por Nísia foi a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Associações da área da saúde também receberam o pedido de ajuda da ministra.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, ainda deseja emplacar um aliado no lugar de Nísia. A disputa pelo cargo é um dos motivos que levaram à briga entre Lira e o principal articulador político do governo, o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais. Os dois nem se falaram neste ano.

Nísia tem o apoio de Padilha, que foi ministro da Saúde entre 2011 e 2014. Capitaneados por Lira, parlamentares do Centrão dizem que a liberação de emendas pela pasta é deficitária e culpam Padilha por não cumprir acordos com o Congresso. Lula descarta qualquer mudança no momento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?