metropoles.com

PGR: ministros do STF ainda podem estar sendo monitorados ilegalmente

PGR disse que ministros do STF ainda podem estar sendo monitorados ilegalmente por auxiliares de Jair Bolsonaro; Moraes era um dos alvos

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
imagem do plenário do STF durante cerimônia de posse de Cristiano Zanin - Metrópoles
1 de 1 imagem do plenário do STF durante cerimônia de posse de Cristiano Zanin - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou ao STF que ministros do tribunal ainda podem estar sendo monitorados ilegalmente por auxiliares de Jair Bolsonaro. O documento baseou a operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (8/2) contra Bolsonaro, ex-ministros, ex-assessores e militares.

A PGR afirmou que os bolsonaristas faziam “ações de vigilância e monitoramento em níveis avançados”, e que em 15 de dezembro de 2022 o coronel Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tinha o itinerário exato dos deslocamentos do ministro Alexandre de Moraes pelas duas semanas seguintes. Para a Procuradoria, havia “chances reais” de que capturassem Moraes.

O tenente-coronel Mauro Cid, outro auxiliar de Bolsonaro, e Marcelo Câmara chamavam Moraes de “professora” nas mensagens. “Onde a professora está”, questionou Cid em 24 de dezembro de 2022, véspera de Natal, ao que Câmara respondeu: “Está em São Paulo, volta dia 31 à noite para a posse [de Lula]”.

Ao concordar com a prisão preventiva de Marcelo Câmara, Paulo Gonet afirmou não haver “garantias de que o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes tenha cessado, nem se descarta a possibilidade de que outras autoridades do Poder Judiciário estejam sendo monitoradas, pondo em risco a garantia da ordem pública e a própria segurança daquelas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?