metropoles.com

PF prepara relatório para rebater acusações da Abin

No contexto de briga entre PF e Abin, relatório deve desmentir acusações sobre trabalho da PF, segundo investigadores

atualizado

Compartilhar notícia

Metrópoles
Polícia Federal
1 de 1 Polícia Federal - Foto: Metrópoles

Em meio a um mal-estar com agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), investigadores da Polícia Federal (PF) preparam um relatório que deve demonstrar, segundo eles, a necessidade de terem tomado medidas cautelares contra os servidores da agência na semana passada.

Na Abin, a operação da última sexta-feira (20/10) é vista como injustificada. Agentes dizem que colaboraram com a investigação e sustentam que uma busca e apreensão nas dependências da agência compromete o trabalho de inteligência e cria risco de exposição de dados sensíveis.

Um dos pontos centrais de divergência é se a agência colaborou com as investigações. Na PF, fontes ouvidas pela coluna dizem que o material coletado na operação demonstra a sua necessidade para obter provas.

Para comprovar isso, investigadores estão finalizando um relatório parcial sobre o que encontraram na busca e apreensão, tomando o cuidado de não expor informações sensíveis sobre agentes da Abin.

Como mostrou o jornalista César Tralli, a PF encontrou nas premissas da Abin um outro software de monitoramento além do FirstMile. Esse programa funciona como um vírus de computador, infectando equipamentos de alvos potencialmente monitorados pela agência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações