metropoles.com

Peça baseada em “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório, terá turnê

Peça baseada em romance vencedor do Jabuti de 2021, alvo de censura recentemente, passará por 8 capitais

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Instagram “O Avesso da Pele”/Helbert Rodrigues
Peça teatral "O avesso da pele"
1 de 1 Peça teatral "O avesso da pele" - Foto: Divulgação/Instagram “O Avesso da Pele”/Helbert Rodrigues

Uma peça teatral baseada em “O avesso da pele”, romance do escritor Jeferson Tenório que venceu o prêmio Jabuti de 2021, deve iniciar uma turnê por oito capitais de todas as regiões do Brasil a partir de janeiro de 2025.

Encenado por jovens atores do Coletivo Ocutá e dirigido por Beatriz Barros, o espetáculo estreou em São Paulo em março de 2023 e teve sessões esgotadas em unidades do SESC, além de uma apresentação no Theatro Municipal, em novembro.

Agora, a ideia dos produtores da peça é levá-la no ano que vem, a partir de janeiro, a Recife, Salvador, Belém, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Manaus e Curitiba. A turnê de “O avesso da pele” já teve sinal verde para captar R$ 1,6 milhão por meio da Lei Rouanet.

Lançado em 2020, vencedor do Jabuti no ano seguinte e selecionado para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), o livro “O avesso da pele”, que baseia a peça, foi alvo de censura em março, em escolas de Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul. O governo de Mato Grosso do Sul citou as redes sociais para justificar a censura à obra, e depois recuou da decisão.

A obra, que aborda temas como violência policial e racismo, foi alvo de críticas que descambaram para a censura por descrever cenas de sexo, às quais se atribuiu linguagem imprópria para menores de 18 anos. Jeferson Tenório vai debater o assunto em um encontro na Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu, em 5 de junho.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?