Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Guilherme Amado

Participação de Alckmin nas prévias se torna um dilema para o PSDB

Geraldo Alckmin pretende deixar o PSDB ainda neste mês, mas tem um voto com peso importante para decidir o candidato tucano à Presidência

Edoardo Ghirotto08/11/2021 07:00, atualizado 08/11/2021 07:50
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Michael Melo/Metrópoles
Geraldo Alckmin, médico e político brasileiro, ex-governador de São Paulo

A participação de Geraldo Alckmin nas prévias tucanas virou um dilema no partido. Por ser ex-presidente do PSDB, Alckmin tem um voto com peso importante na escolha do candidato tucano à Presidência. A dúvida é se o ex-governador fará uso desse “poder” enquanto negocia sua filiação com outros partidos para disputar a eleição de 2022.

O colégio eleitoral do PSDB foi dividido em quatro nas prévias. Alckmin vota em um grupo mais seleto, do qual fazem parte governadores, vice-governadores, deputados federais, senadores, ex-presidentes do PSDB e o atual mandatário do partido.

A campanha do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirma que tem vantagem neste grupo e conta com o voto de Alckmin. Interlocutores do ex-governador, no entanto, admitem que o assunto causa constrangimento.

Três políticos próximos a Alckmin disseram à coluna que ele votará nas prévias tucanas, em Brasília, se ainda estiver no partido em 21 de novembro. Outros dois interlocutores afirmaram esperar que Alckmin acerte a desfiliação antes das prévias para evitar o mal-estar.

Alckmin postergou a saída do PSDB justamente para ajudar Leite angariar votos em São Paulo na briga contra João Doria. O atraso também serviu como uma desculpa para Alckmin ganhar tempo e analisar as propostas do PSD e do União Brasil, que nascerá a partir da fusão do PSL com o DEM.

A coluna questionou Alckmin sobre sua participação nas prévias, mas o ex-governador não retornou os contatos até a publicação desta reportagem.

Participação de Alckmin nas prévias se torna um dilema para o PSDB - destaque galeria
5 imagens
Participação de Alckmin nas prévias se torna um dilema para o PSDB - imagem 2
Alckmin foi um dos fundadores do PSDB, em 1988
Participação de Alckmin nas prévias se torna um dilema para o PSDB - imagem 4
Participação de Alckmin nas prévias se torna um dilema para o PSDB - imagem 5
Participação de Alckmin nas prévias se torna um dilema para o PSDB - imagem 1
1 de 5

MARCELLO FIM/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO
Participação de Alckmin nas prévias se torna um dilema para o PSDB - imagem 2
2 de 5

HUGO BARRETO/Metrópoles
Alckmin foi um dos fundadores do PSDB, em 1988
3 de 5

Alckmin foi um dos fundadores do PSDB, em 1988

Michael Melo/Metrópoles
Participação de Alckmin nas prévias se torna um dilema para o PSDB - imagem 4
4 de 5

Michael Melo/Metrópoles
Participação de Alckmin nas prévias se torna um dilema para o PSDB - imagem 5
5 de 5

Daniel Teixeira/agência estado

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.