metropoles.com

Os planos para restaurar mais dois filmes de Glauber Rocha em 4K

Restauração de “Cabezas cortadas” e “Di-Glauber” é iniciativa de Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
"Cabezas Cortadas", filme de Glauber Rocha
1 de 1 "Cabezas Cortadas", filme de Glauber Rocha - Foto: Reprodução

Depois de “Terra em transe” e “Maranhão 66”, como mostrou a coluna, a família do cineasta Glauber Rocha trabalha para restaurar em 4K mais dois filmes do cineasta, principal expoente do Cinema Novo.

“Cabezas cortadas”, lançado em 1971, e o curta-metragem “Di-Glauber”, de 1977, têm projetos para restauração tocados pela pesquisadora Paloma Rocha, filha do cineasta.

Os planos aguardam aprovação do Ministério da Cultura para captar R$ 1,7 milhão por meio da Lei Rouanet. Se tudo correr nos conformes, a previsão é que as restaurações sejam concluídas até 2026.

Descrito pelo diretor como “um filme contra as ditaduras, é o funeral das ditaduras” e filmado na Espanha, “Cabezas Cortadas” tem como protagonista um ditador que, nas palavras de Glauber, seria o “encontro apocalíptico de Perón com Franco”.

“Di, Glauber” é um curta-metragem de 17 minutos em que o cineasta homenageou o artista plástico Di Cavalcanti (1897-1976), de quem era amigo, um ano depois da morte dele. O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes de 1977.

As restaurações da obra de Glauber Rocha, que já incluíram “Deus e o diabo na terra do sol” em 4K, devem se estender, segundo Paloma, a “História do Brasil” (1973), “Amazonas, Amazonas” (1965), “Claro” (1975) e “Jorge Amado no cinema” (1979). Os filmes serão reunidos em uma coleção com o nome do cineasta. Os trabalhos devem ser finalizados até 2028 ou 2029.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?