Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Lucas Marchesini

O malabarismo do vice-governador da Bahia entre o PT e ACM Neto

Caso o governador Rui Costa termine o seu mandato, o PP cogita lançar João Leão ao Senado

atualizado 26/11/2021 21:31

Betto Jr./ Divulgação

A direção do PP cogita lançar João Leão ao Senado na chapa de ACM Neto caso o petista Rui Costa de fato fique até o final do mandato

O PP começa a esboçar um novo futuro político para o vice-governador da Bahia. João Leão declarou publicamente que irá apoiar o PT no estado, mas a direção nacional cogita lançá-lo candidato ao Senado na chapa de ACM Neto.

A possibilidade é discutida em Brasília caso o governador da Bahia, o petista Rui Costa, decida cumprir o mandato até o final, o que deve ocorrer. Neste caso, o PP poderia apoiar a candidatura de ACM Neto ao governo do estado e lançar João Leão ao Senado.

Se Rui Costa decidir se desincompatibilizar do cargo para ser candidato, João Leão assumiria o governo em 2022 e automaticamente se colocaria como candidato à reeleição.

O PT planeja lançar o senador Jaques Wagner à sucessão de Rui Costa. Em nível nacional, o PP deve caminhar com Bolsonaro, mas as alianças locais podem seguir ritmos próprios. Já ACM busca o apoio do PDT, de Ciro Gomes, para ampliar os palanques para além da centro-direita no estado.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna