metropoles.com

MPF pede que governo não nomeie dentista sem experiência no Ibama

Andrea Godoy não tem qualquer formação ambiental para ser superintendente do Ibama, apontou MPF em documento enviado a ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Andrea Godoy, indicada para a superintendência do Ibama no Paraná
1 de 1 Andrea Godoy, indicada para a superintendência do Ibama no Paraná - Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) pediu que o governo Lula não coloque na chefia do Ibama no Paraná a advogada e dentista Andrea Godoy, que não tem formação ambiental. O documento foi enviado na última sexta-feira (2/6) ao Ministério do Meio Ambiente e à Casa Civil, onde corre um processo de indicação de Godoy.

O MPF no Paraná afirmou que Godoy não segue nenhuma das regras do Ibama para o cargo, e que a nomeação afronta os princípios da legalidade, impessoalidade e eficiência. Uma portaria publicada em março definiu que o superintendente do órgão precisa seguir um destes requisitos: experiência de quatro anos em áreas ligadas à atuação do Ibama; cargo de confiança no governo por quatro anos; título de especialista, mestre ou doutor em áreas ligadas à atuação do Ibama; ou cursos de liderança com pelo menos 120 horas.

O documento apontou que Godoy incluiu um curso em seu currículo no último dia 30, em busca de “afastar futuras alegações de desconhecimento da área” ambiental. Trata-se do curso virtual de 30 horas “Direito ambiental”, da Fundação Getulio Vargas. Segundo os procuradores, o curso só começa no próximo dia 15 e aborda “conceitos básicos de direito ambiental”.

Antes dessa inclusão de última hora, o currículo de Godoy não fazia nenhuma menção à área ambiental, em que atua o Ibama. Godoy é formada em direito, odontologia e administração, com especializações em direito de família e odontologia estética. Como advogada, não atuou em temas ligados ao meio ambiente, de acordo com o MPF.

Nas redes sociais, Andrea Godoy compartilhou fotos em que aparece no Palácio do Planalto e em ministérios no governo Lula. Também foi convidada para o jantar de posse de Lula no Itamaraty em janeiro.

Procurada, Andrea Godoy não respondeu. A Casa Civil e o Ministério do Meio Ambiente também não responderam. O espaço está aberto para manifestações.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações