metropoles.com

Mauro Vieira tentará convencer Conselho de Segurança a moderar Israel

Chanceler Mauro Vieira tentará convencer Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, a moderar Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Márcio Batista/MRE
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
1 de 1 Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores - Foto: Márcio Batista/MRE

O objetivo número um de Mauro Vieira nesta sexta-feira (13/10), ao presidir a reunião do Conselho de Segurança da ONU a partir das 16h, em Nova York, será convencer os demais membros do colegiado a agir para tentar moderar a resposta de Israel na Palestina. O principal medo do governo brasileiro é que a resposta do governo de Benjamin Netanyahu escale a guerra para um grau ainda maior de brutalidade.

A criação do cordão humanitário proposto por Lula é, segundo o Itamaraty, uma das possibilidades, mas há outras opções que, se a estratégia do chanceler for bem-sucedida, podem constar de um comunicado após a reunião. Entre elas, a extensão do prazo dado por Israel para que as pessoas deixem a Faixa de Gaza. A evacuação em 24 horas, como ordenada por Israel, não é considerada suficiente para que o Egito autorize e acolha quem decida deixar a região.

O país vizinho é a principal porta de saída de Gaza, por meio da cidade palestina de Rafa, que fica ao sul. Autoridades egípcias ainda não permitiram a entrada dos refugiados de Gaza, mas tendem a autorizar. Por isso, o Brasil tenta conseguir mais tempo para essa evacuação.

Na reunião de hoje, o papel dos Estados Unidos será fundamental. De todos os membros do Conselho de Segurança, é o mais próximo de Israel. O Brasil espera que essa relação seja usada para tentar influenciar o país na direção da moderação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?