Circula na internet um vídeo em que manifestantes queimaram máscaras no centro de Porto Alegre, em frente ao Palácio Piratini, sede do governo do estado. Nesta semana, o governo gaúcho voltou a recomendar o uso de máscaras no estado. Nas imagens, um dos manifestantes disse, enquanto jogava sua máscara na fogueira, que o fogo deveria ser para queimar o governador do estado, Eduardo Leite.
“Vamos aproveitar e queimar o Eduardo Leite nessa porra. Aí, Eduzinho, essa é tua eleição, filho da p***”, gritou o manifestante apontando para o pequeno fogo improvisado no concreto.
O grupo tocava instrumentos e todos atiravam as máscaras no fogo. Um deles disse que o protesto era “pela liberdade” dos cidadãos gaúchos. O vídeo foi divulgado pelo jornalista Eduardo Matysiak que desde 2018 está infiltrado em vários grupos bolsonaristas.
Nesta quinta-feira (3/3), o governo do Rio Grande do Sul liberou o uso de máscaras em qualquer ambiente. Cinco dias após a decisão, a Secretaria de Saúde do estado liberou uma nota técnica recomendando o uso da máscara.
Ver essa foto no Instagram