metropoles.com

Maior doador do presidente da Comissão de Energia é da área energética

Integrante do conselho de administração de uma transmissora de energia foi o maior doador do presidente da Comissão de Minas e Energia

atualizado

Compartilhar notícia

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
O deputado Rodrigo de Castro durante sessão da Comissão de Minas e Energia
1 de 1 O deputado Rodrigo de Castro durante sessão da Comissão de Minas e Energia - Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O empresário Ralph Gustavo Rosenberg Whitaker Carneiro, conselheiro de administração da Transmissora Matogrossense de Energia S.A., foi o maior doador da campanha do deputado Rodrigo de Castro, atual presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara.

Carneiro depositou R$ 150 mil para o deputado conquistar um quinto mandato na eleição de outubro de 2022. Rodrigo de Castro é filiado ao União Brasil de Minas Gerais e já tinha presidido a comissão em 2015.

O empresário também foi o maior doador da campanha eleitoral de Lafayette de Andrada, um dos suplentes da comissão. O deputado do Republicanos de Minas Gerais recebeu R$ 200 mil de Carneiro.

A Transmissora Matogrossense de Energia está em operação desde novembro de 2011. A empresa diz em seu site oficial que atua na exploração do sistema de energia elétrica do Mato Grosso, com 348 quilômetros de linha de 500 quilovolt e com duas subestações. A companhia afirma que tem como meta atender a expansão do sistema de transmissão de energia no Acre e em Rondônia.

Segundo a Câmara, a Comissão de Minas e Energia “debate e vota propostas sobre políticas mineral e energética, regulação dos dois setores, fontes convencionais e alternativas de energia e comercialização de recursos energéticos, entre outros assuntos da área”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?