Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Lucas Marchesini

Lideranças indígenas de Roraima pedem socorro a deputados

Nas últimas duas semanas, a Terra Indígena Raposa Serra do Sol foi alvo de operações protagonizadas pelas forças policiais de Roraima

atualizado 03/12/2021 13:37

Lohana Chaves

Lideranças da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, entregaram, no último sábado (27/11), uma carta com um pedido de socorro aos deputados da Frente Parlamentar Indígena. Nas últimas duas semanas, a área foi alvo de operações protagonizadas pelas forças policiais do estado e os povos temem novos ataques.

Na carta-denúncia, que foi entregue à deputada federal Joenia Wapichana, da Rede de Roraima, os indígenas relataram abusos e violências cometidos pelos militares. Segundo eles, houve invasões de casas, arrombamentos de escola e disparos de balas de borrachas contra a população do local.

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) informou que doze indígenas ficaram feridos durante a operação, que ocorreu nesta quarta-feira (01/10). Segundo a denúncia, os policiais atiraram bombas de gás lacrimogêneo, usaram spray de pimenta e balas de borracha contra os moradores da comunidade.

No pedido de socorro, as lideranças indígenas apontaram 17 recomendações a serem seguidas pelo governo federal nas áreas de proteção aos direitos humanos dos povos indígenas e reafirmaram o posicionamento contrários ao Marco Temporal, projeto de lei que tramita no Congresso e que altera a política de demarcação de terras no Brasil.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna