metropoles.com

Justiça dá 5 dias para Bolsonaro explicar medalha a Michelle

Jair Bolsonaro deu a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz à primeira-dama na semana passada

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Bolsonaro e a primeira dama Michelle Bolsoanro durante o do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e do Dia Internacional do Voluntário, no palácio do Planalto 6
1 de 1 Presidente Bolsonaro e a primeira dama Michelle Bolsoanro durante o do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e do Dia Internacional do Voluntário, no palácio do Planalto 6 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Justiça deu nesta segunda-feira (2/8) cinco dias para que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcelo Queiroga expliquem a concessão da Medalha Oswaldo Cruz à Michelle Bolsonaro.

O despacho é do juiz federal  Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, da 12ª Vara Federal Cível da Bahia, e atende a um pedido do deputado Jorge Solla, do PT baiano.

Em uma ação popular, Solla pediu a anulação do decreto assinado por Bolsonaro e Queiroga que prevê a honraria à primeira-dama. O deputado argumentou que Bolsonaro violou a moralidade e a impessoalidade e agiu com desvio de finalidade ao conceder a medalha à Michelle.

O parlamentar também pediu que o Ministério Público apure se houve de improbidade do presidente. A Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, dada a Michelle na semana passada, é uma homenagem direcionada a pessoas que tenham contribuído para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira. Foi a terceira honraria dada pelo governo à Michelle em 2021.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?