metropoles.com

Jordy diz à PF que organizador de atos golpistas era apenas “apoiador”

PGR apontou “forte ligação” entre deputado Carlos Jordy e Carlos Victor Carvalho, apontado como organizador de atos golpistas; deputado nega

atualizado

Compartilhar notícia

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputado Carlos Jordy - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputado Carlos Jordy - Metrópoles - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Carlos Jordy, do PL do Rio de Janeiro, afirmou nesta quinta-feira (18/1) à Polícia Federal (PF) que Carlos Victor de Carvalho, com quem a Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou “forte ligação”, é apenas um apoiador. Mais cedo, Jordy foi alvo de uma operação da PF autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, no âmbito de investigações do 8 de janeiro.

Boa parte do depoimento foi centrado na suposta relação de Jordy com Carlos Victor de Carvalho, o CVC, classificado pela PGR como “forte liderança nos grupos de extrema direita em Campos dos Goytacazes (RJ)” e “organizador dos eventos nos arredores do Batalhão do Exército na cidade”.

0

Jordy disse que os dois têm uma ligação apenas de candidato e apoiador. O deputado também afirmou que ambos apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em uma conversa interceptada pelos investigadores, Carvalho chamou Jordy de “líder” e pediu um “direcionamento”. O diálogo por mensagem aconteceu em 1º de novembro, quando começavam os acampamentos em quartéis e bloqueios de rodovias de bolsonaristas insatisfeitos com a derrota nas urnas de Bolsonaro para Lula.

De acordo com o subprocurador Carlos Frederico Santos, essa conversa “levanta fortes suspeitas da participação de Carlos Jordy nos atos que ocorreram”, e que os dois têm uma ligação que “extrapola eventuais fins políticos partidários, demonstrando intenção de ordenar a prática de crimes contra o Estado de Direito”.

O deputado bolsonarista também afirmou no depoimento que é contra qualquer tentativa de golpe de Estado ou de enfraquecer as instituições.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?