Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Paulo Cappelli

Ilona Szabó, Gabriela Prioli e a política sobre drogas

Primeiro episódio do novo programa da cientista política Ilona Szabó mostra visão de Gabriela Prioli sobre a política de drogas do Brasil

atualizado 05/05/2022 8:59

Reprodução

O novo programa da cientista política Ilona Szabó, intitulado Você Pode Mudar o Mundo, que estreia na sexta-feira (6/5) no Canal Futura, trará, em seu primeiro episódio, a visão da advogada e apresentadora Gabriela Prioli sobre a política de drogas no Brasil e a descriminalização da maconha. Com base nos argumentos elencados em sua dissertação de mestrado, Prioli defende que o Estado deve controlar a comercialização e a qualidade de drogas, e não os traficantes.

“Eu concordo que drogas fazem mal, e porque elas fazem mal, quem deve controlar é o Estado, mas o que a gente faz é deixar o traficante controlar. A gente não sabe o que tem nas drogas, mas poderíamos. Poderíamos ter uma bula, um controle”, frisa Prioli.

No programa, Prioli diz que o mercado de drogas legais, com foco na maconha, está se tornando um negócio potente ao redor do mundo e que o Brasil “ficou para trás” por se negar a discutir o tema “de maneira aberta e sem tabus”.

Prioli conta também como surgiu a ideia de fazer lives sobre política com Anitta durante a pandemia. Segundo a apresentadora, foi a cantora que sugeriu a criação do quadro Política para Todos, que era transmitido no Instagram e tinha o objetivo de explicar conceitos políticos básicos.

O episódio com Prioli é o primeiro de uma série de 10 capítulos, que contará com nomes como Marina Silva e Luiza Trajano. Szabó apresentará relatos de mulheres que buscam mobilizar e engajar pessoas na defesa da democracia.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna