metropoles.com

Governo recebeu 3 denúncias de estupro por hora na época do Carnaval

Denúncias de estupro no Carnaval foram recebidas por dois canais do Ministério dos Direitos Humanos; governo enviou dados à Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Ilustração
Imagem ilustrativa sobre estupro e abuso sexual de menores
1 de 1 Imagem ilustrativa sobre estupro e abuso sexual de menores - Foto: Ilustração

O governo federal recebeu uma média de três denúncias de estupro por hora em fevereiro e março, no período estendido do Carnaval. Os relatos foram colhidos por dois canais do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e informados nesta semana à Câmara.

O Disque 100, conhecido como Disque Direitos Humanos, recebeu 1.658 denúncias de estupro em fevereiro. Em março, foram 1.944, somando 3.602 no período.

Em outra frente, o Ligue 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, obteve 355 denúncias em fevereiro, 411 em março e 766 no total.

O ministério considera esses dois meses para o período de pré-campanha e pós-campanha do Carnaval.

As duas centrais recebem denúncias anônimas sobre violações de direitos humanos em ligação gratuita, a qualquer hora do dia. Depois de reunir os dados, o ministério encaminha as informações a órgãos de investigação. No caso da violência contra a mulher, o canal também indica delegacias especializadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações