metropoles.com

Governo estuda transformar Banco do Nordeste em subsidiária da Caixa

Medida seria mais um capítulo na tentativa de Jair Bolsonaro de tirar a gestão do microcrédito de ONG cuja ex-presidente é filiada ao PT

atualizado

Compartilhar notícia

banco-do-nordeste1
1 de 1 banco-do-nordeste1 - Foto: null

O governo Bolsonaro avalia transformar o Banco do Nordeste (BNB) em uma subsidiária da Caixa Econômica Federal. O Planalto vem tentando mudar a entidade que gere a carteira de microcrédito do BNB após reclamações do partido de Bolsonaro, o PL. Caso o plano siga adiante, o governo enviará uma medida provisória ao Congresso Nacional com as mudanças.

Tudo começou em setembro, quando o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, divulgou um vídeo pedindo a cabeça de toda a diretoria do BNB. Como motivo, ele apontava que a então presidente do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), gestora dos programas de microcrédito rural e urbano do banco, era filiada ao PT. O PL é o partido escolhido por Bolsonaro para disputar a reeleição neste ano.

Desde então, o BNB trocou de presidente e abriu uma licitação para substituir o Inec na gestão do microcrédito urbano. Nada disso foi suficiente, contudo: a ONG continuará tocando o programa pelo menos até o fim do primeiro trimestre deste ano, com um repasse mensal maior.

Diante do insucesso das medidas tomadas até agora, a nova cartada seria passar o comando do banco para o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, próximo de Bolsonaro e um dos poucos integrantes atuais da equipe econômica que iniciaram o governo.

0

A alteração, se levada a cabo, gerará controvérsia. O BNB é um assunto espinhoso. Uma mudança desse calibre na instituição financeira deve gerar reclamações de lideranças regionais, que têm apadrinhados na instituição.

Além disso, colocar o BNB sob o guarda-chuva da Caixa e não fazer o mesmo com o Banco da Amazônia, seu equivalente para a região Norte, levaria a críticas de politização do banco. Para os nordestinos, poderia soar como uma perda de autonomia para a região na comparação com o Norte.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?