Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Guilherme Amado

Governo embolsou 57% de valor que caberia à Aneel por taxa de energia

O mercado de energia aponta que isso inevitavelmente prejudica a qualidade do serviço da agência

11/07/2024 13:27, atualizado 11/07/2024 18:47
Compartilhar notícia
Linha de transmissão
Linhas de transmissão escoam a energia produzida na Usina Hidrelétrica de Itumbiara - Itumbiara (GO)

As distribuidoras de energia elétrica arrecadaram nos últimos dez anos R$ 7,6 bilhões referentes à taxa de fiscalização de serviços de energia elétrica, valor que deveria ser encaminhado integralmente para a Aneel.

Mas, no período, apenas R$ 3,3 bilhões foram empenhados pelo governo para a agência reguladora, o equivalente a 43% do total arrecadado pelas distribuidoras.

A porcentagem repassada pelo governo para a Aneel tem tido uma queda progressiva, e em 2024 chegou a menor porcentagem dos últimos 10 anos, tendo sido repassados apenas 29% do total de R$ 1,2 bilhão que deveria ser destinado à agência.

O mercado aponta que isso inevitavelmente prejudica a qualidade do serviço da agência. No caso da fiscalização, por exemplo, houve um corte de quase R$ 8 milhões no orçamento da Aneel este ano.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter