metropoles.com

Governo Bolsonaro preservou 2% da meta de floresta nativa em 2022

Sob Jair Bolsonaro, Ministério do Meio Ambiente só usou 9% do recurso reservado para os principais programas; CGU fez auditoria na pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Bolsonaro e Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente na maior parte da gestão
1 de 1 Bolsonaro e Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente na maior parte da gestão - Foto: Reprodução

No governo Bolsonaro, o Ministério do Meio Ambiente bateu apenas 2% da meta de preservação de floresta nativa em 2022. Os dados estão em um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), que analisou a atuação da pasta de 2020 a 2022.

Os auditores apontaram que o ministério prometeu preservar 100 mil hectares de vegetação nativa em 2022, mas só alcançou 1.849 hectares. Essas ações aconteceram dentro do projeto Floresta+Amazônia, que foi deixado de lado: a pasta só usou 18% do orçamento reservado ao programa de 2020 a 2022.

0

O pouco dinheiro aplicado foi um expediente recorrente nas principais áreas do ministério, como conservação da biodiversidade, qualidade ambiental urbana e mudança do clima. De toda a verba garantida nesse período de três anos, a pasta só pagou 9%.

Já no programa Lixão Zero, o número de lixões e aterros inadequados no país aumentou de 2019 para 2020, de 1.694 para 2.162. Não é possível saber se a alta foi mantida porque o ministério não repassou essas informações aos técnicos da CGU.

Durante a maior parte do período analisado pelo relatório, o ministro do Meio Ambiente era Ricardo Salles, que saiu da pasta depois de ser investigado no STF por favorecer madeireiros. Hoje deputado, Salles tenta se candidatar à prefeitura de São Paulo no próximo ano, com o apoio de Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?