metropoles.com

Farmacêuticas criticam proposta do governo para indústria de saúde

Proposta criticada por farmacêuticas deve ser votada no CNDI, órgão vinculado à Presidência da República, nesta quinta-feira (6/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Interfarma
WhatsApp Image 2023-07-06 at 09.44.38
1 de 1 WhatsApp Image 2023-07-06 at 09.44.38 - Foto: Divulgação/Interfarma

Grandes farmacêuticas criticaram nesta quarta-feira (5/7) uma proposta do governo para a criação do Complexo Econômico Industrial da Saúde. A resolução com a proposta deve ser votada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) na quinta-feira (6/7).

O CNDI é um órgão vinculado à Presidência da República, que prepara uma nova política industrial nacional. O colegiado é composto por ministérios, BNDES e sociedade civil.

A resolução que irá a voto amanhã trata de tecnologias de saúde. O texto restringe os objetivos desse setor em três áreas: enfrentamento de emergências futuras em saúde pública; doenças endêmicas e negligenciadas; e doenças e agravos com maior impacto para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), que representa 43 laboratórios, metade do mercado nacional, enviou à coluna uma nota em que avalia que os objetivos não contemplam todas as necessidades dos pacientes brasileiros.

“A ciência evolui de acordo com a formação dos nossos cientistas. É preciso deixá-los livres. Quanto mais limitação houver, menos investimento é trazido para o Brasil. É por isso que hoje perdemos em pesquisa clínica para todos os países da América Latina. Só em pesquisa clínica temos a capacidade de trazer US$ 6,6 bilhões ao Brasil”, aponta Renato Porto, presidente da Interfarma.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?