metropoles.com

Esquerda do PT defende candidaturas próprias em 2024

Reunião da tendência Avante, posicionada mais à esquerda no PT, ocorre em São Paulo com Maria do Rosário, Arlindo Chinaglia e Fátima Bezerra

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto / Metrópoles
Maria do Rosário discursa na posse do ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos. Ela fala diante de púlpito, sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Maria do Rosário discursa na posse do ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos. Ela fala diante de púlpito, sorrindo - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

Representantes do Avante, uma tendência posicionada mais à esquerda no PT, promoverão um encontro neste sábado (25/11), em São Paulo, para defender o lançamento do maior número de candidaturas próprias nas eleições de 2024. Entre os líderes da corrente estão os deputados Maria do Rosário e Arlindo Chinaglia e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Um documento será produzido ao final do encontro com as principais teses defendidas pelo Avante. O coordenador da tendência, Cícero Balestro, afirmou que o PT precisa encampar todas as candidaturas a prefeituras que apresentarem viabilidade e densidade política.

“As eleições municipais tendem a debater temas locais, mas vão reproduzir a polarização política. Não existe ninguém melhor para fazer a defesa do governo Lula do que os candidatos do PT”, declarou.

Balestro reconhece que o PT deve cumprir compromissos, como o firmado com o psolista Guilherme Boulos em São Paulo, mas diz que a tendência Avante compreende que é “fundamental sustentar e defender o protagonismo do PT na composição com os partidos do campo popular e da base do governo Lula”.

Maria do Rosário, uma das lideranças da tendência Avante, foi anunciada nesta quinta-feira (23/11) como a candidata do PT à Prefeitura de Porto Alegre. O nome da deputada será levado para análise dos partidos aliados, entre eles o PCdoB, que defende Manuela d’Ávila como a alternativa de esquerda na capital gaúcha.

A tendência Avante também reúne o deputado federal Jorge Solla, da Bahia, o ex-presidente da Câmara Marco Maia e os ex-deputados estaduais Pedro Kemp, do Mato Grosso do Sul, e Leonel Radde, do Rio Grande do Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?