Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Naomi Matsui

Envie denúncias sob sigilo para a coluna: saiba como

A coluna dispõe de quatro canais para receber denúncias de leitores para receber relatos ou documentos em diversos formatos

atualizado 31/07/2021 0:50

A coluna dispõe de quatro canais para receber denúncias de leitores. Você pode enviar relatos ou documentos em formatos diversos. Entenda aqui a importância desse tipo de prática para o jornalismo investigativo.

Recomendamos fortemente que antes de enviar qualquer informação, você se informe sobre quais são os riscos legais que podem existir para você em fazer certas denúncias. Também é importante ficar atento a cuidados que deve tomar para preservar sua identidade e privacidade. Explicamos tudo isso nesta postagem.

O que fazer antes de enviar sua denúncia

Se você é um funcionário público, entenda os riscos legais que você pode correr, eventualmente considere consultar um advogado para estar atento às suas opções e riscos. Tome cuidado para não deixar rastros da conversa em e-mails e tente conversar com o advogado pessoalmente sobre isso. Nunca use seu computador do trabalho, especialmente se você for servidor público, para nada relacionado à denúncia. Apague todos os seus rastros sobre esse envio.

Tome todos os cuidados para preservar sua identidade, separe as coisas, mantenha a denúncia o mais longe possível do resto de suas atividades. Não use suas contas pessoas, crie novos perfis para essa finalidade. Se não seguir essas recomendações, lembre-se sempre de apagar seu histórico de buscas.

Considere armazenar os arquivos relacionados à denúncia em um dispositivo USB criptografado, como HD’s externos, em vez de mantê-los em seu computador. Nunca armazene possíveis documentos da denúncia em nuvens, como o Google Drive. E entenda: mesmo com todo o cuidado digital, nenhum método é totalmente seguro. É o nosso papel providenciar as maneiras e plataformas mais seguras para receber sua denúncia, e fazemos isso com afinco aqui na coluna. Mas ser uma fonte envolve riscos.

Como permanecer no anonimato até para a gente

Se você não quiser que a gente descubra sua identidade, não nos ligue e não mande mensagens de dispositivos e contas pessoais. Nunca entre em contato por uma rede corporativa ou governamental, estas são as que mais registram tráfego virtual.

Quando um vazamento de informações é investigado, um histórico de mensagens é o suficiente para torná-lo um dos principais suspeitos. Se você corre risco de punição, ou de vida, por ter vazado um documento ou informação, talvez a melhor opção seja enviar sua denúncia de forma física, pelos Correios.

Canais de denúncia

O aplicativo de mensagens de texto é o mais acessível a todos, mas cabe lembrar que não é o mais seguro. O WhatsApp pode ser usado para um primeiro contato com a coluna, para sanar possíveis dúvidas ou enviar denúncias que não coloquem você em risco. Entre em contato pelo número +55 (61) 99596-9868.

Outra opção para compartilhar informações é o uso do Signal, um app de mensagens de texto e de áudio parecido com o WhatsApp, porém muito mais seguro. O Signal pode ser baixado para uso em Android ou iPhone

Abra o app e toque no ícone da caneta, no canto superior direito no iPhone, e na parte inferior direita no Android, para escrever uma nova mensagem. Digite o telefone da coluna (+55 61 99596-9868) e você poderá nos mandar uma mensagem com garantia de criptografia de ponta a ponta.

O Signal não esconde seu número de telefone. Caso use o seu celular para enviar a denúncia, a coluna saberá seu telefone e consequentemente sua identidade. Sua identidade, entretanto, será preservada. Mas, se ainda assim, desejar se manter no anonimato, use outros canais.

A plataforma é um serviço de e-mail gratuito que protege as mensagens usando criptografia de ponta a ponta. Além disso, a conta é criada anonimamente, isto é, não é requerido nenhum dado pessoal na inscrição. Você não precisa ter uma conta no ProtonMail para enviar uma mensagem para a coluna e a troca continuará sendo criptografada. O envio do e-mail ficará registrado no seu servidor e também aparecerá para a gente. Se você usar o seu e-mail, portanto, também poderemos saber sua identidade. Se você deseja manter-se ainda mais anônimo, use um e-mail criado especificamente para este fim, preferencialmente de um computador público e que não guarde registro do seu acesso.

Como funciona a criptografia de ponta a ponta do ProtonMail

Se não quiser ter nenhuma troca com a coluna, nem ser de nenhuma maneira identificado, você pode enviar sua denúncia via correspondência para o endereço abaixo.

Redação do Metrópoles
Aos cuidados da coluna Guilherme Amado
Edifício Centro Empresarial Varig
SCN QD 04 LOTE B SALA 1403
CEP: 70714-900, Portaria “D”

Lembre-se! Os Correios têm acesso a tudo que é enviado. Procure enviar a denúncia em uma caixa de coleta disposta em local público dos Correios ou em uma agência que seja longe de sua casa ou do seu trabalho. Faça o envio na modalidade Carta Simples, que não exige a identificação do remetente.

Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna